QUEM SOMOS

  1. Histórico de Sucesso Comprovado

    Desde a sua fundação em 2001, o Axxon atua exclusivamente na atividade de Private Equity.

  2. Gestão Focada em Criação de Valor

    O foco da operação do Axxon é, sobretudo, na otimização do desempenho operacional das empresas de seu portfólio.

    Ao contrário de muitas empresas de private equity, o Axxon não se baseia na alavancagem financeira (aumento de endividamento) ou engenharia financeira para buscar retorno superior em seus investimentos. Seu foco é principalmente na otimização do desempenho operacional das empresas investidas. As iniciativas de criação de valor o Axxon incluem, entre outras:

    • Estabelecimento de parcerias com gestores profissionais para desenvolver iniciativas operacionais, financeiras e estratégicas detalhadas, visando um crescimento significativo de faturamento e lucro operacional;

    • Implementação de técnicas modernas de gestão e governança corporativa, com ênfase na transparência, sistemas de informação e de operação e controles financeiros;

    • Estruturação de programas de remuneração variável claramente definidos, projetados para atrair, reter e motivar executivos de alto padrão;

    • Identificação, análise e execução de aquisições estratégicas.

  3. Equipe de Investimento Experiente

    A equipe de investimento do Axxon possui experiência em diversos setores da economia e funções corporativas. No total, os sócios acumulam mais de 50 anos de experiência em operação, consultoria, mercado de capitais, fusões e aquisições, e private equity na América Latina. Importante destacar que os sócios vem trabalhando em conjunto por uma média de mais de [dez] anos.

    Ao longo das últimas duas décadas, os sócios adquiriram grande experiência e entendimento sobre como abordar os desafios e oportunidades de empresas de médio porte (e geralmente familiares) no Brasil.

    Os sócios do Axxon investem seus recursos próprios nos fundos que gerem, gerando alinhamento de interesses com seus sócios e investidores.

  4. Estratégia de Investimento Disciplinada

    O Axxon é focado no segmento de pequenas e médias empresas no Brasil por acreditar que esse segmento seja mais adequado à sua abordagem e experiência de gestão ativa, voltada para melhoria de desempenho e o crescimento das empresas investidas.

    O modus operandi do Axxon desenvolvido ao longo de todo o ciclo do investimento (originação, decisão de investimento, criação de valor e saída) foi amplamente replicado e testado ao longo dos últimos anos. O resultado é um processo de investimento bem estruturado que possibilitam maximizar o retorno sobre o tempo investido no processo.

  5. Plataforma de Investimento Axxon

    O Axxon busca alavancar o desempenho das empresas investidas a partir da capacidade da sua plataforma de investimento que inclui: (i) relacionamentos comerciais dos executivos do Axxon e das suas investidas com potentiais parceiros (incluindo clientes, comunidade financeira, entidades de classe, consultores), (ii) aumento do poder de barganha com fornecedores e prestadores de serviços, (iii) suporte para fornecimento de capital humano, e (iv) acesso a capital para execução do plano de negócio, entre outros.

  6. Base Diversificada de Investidores Institucionais

    A vasta maioria das captações do Axxon é realizada através de uma ampla base de investidores estrangeiros institucionais, como endowments, seguradoras e fundos de pensão que, por sua vez, adotam uma visão/estratégia de longo prazo dos investimentos.

    Essa situação cria um ambiente favorável ao Axxon para assumir posições estratégicas de longo prazo e de retornos mais atrativos, uma vez que a pressão para monetização dos investimentos é tipicamente menor do que em outros fundos de investimentos, especialmente em momentos de crise financeira e um cenário macroeconomico desfavorável.

  7. Investimento Responsável

    Ética e responsabilidade são dois dos pilares do Axxon Group desde sua fundação em 2001. Nesse contexto, acreditamos que as questões ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG), quando devidamente gerenciadas, podem criar valor para nossas investidas, nossos investidores e a sociedade brasileira como um todo.

    Em 2014, iniciamos uma parceria com a SITAWI Finanças do Bem, organização brasileira especialista no tema, para avançarmos com o processo de integração das questões ESG em todo o nosso ciclo de investimentos – da identificação de potenciais investidas até a saída, buscando por oportunidades de criação de valor.

    Também incorporamos as questões ESG em nossos processos internos, treinamos nossa equipe e estamos desenvolvendo melhores formas de reportar os resultados aos nossos investidores. Além disso, nos tornamos Apoiadores Ouro da SITAWI, colaborando para o trabalho da organização no desenvolvimento de mecanismos financeiros para impacto social positivo.