QUEM SOMOS

  1. Foco em Empresas de Médio Porte no Brasil
    O Axxon Group mantém um constante e exclusivo foco no segmento de empresas de médio porte no Brasil por acreditar que esse segmento seja particularmente adequado à sua abordagem de gestão ativa. As empresas que se encaixam nesse perfil precisam, muitas vezes, de apoio não apenas para o financiamento de seus negócios, mas também para definir e/ou implementar melhorias operacionais ou mudanças estratégicas, encaixando-se no foco de atuação do Axxon, que é a melhoria de desempenho e o crescimento das empresas investidas.
  2. Experiência Comprovada na Criação De Valor em Empresas Familiares
    Além de experiência comprovada na criação de valor significativo em empresas familiares, o Axxon tem uma excelente reputação. Ao longo das últimas duas décadas, os sócios adquiriram vasta experiência e entendimento sobre como abordar os desafios e oportunidades de empresas familiares, notadamente no Brasil. O Axxon Group tira proveito dessa experiência e conhecimento para apoiar empresas familiares na “profissionalização” de suas operações e ajudá-las a atingir seu potencial pleno. Algumas empresas familiares que fazem parte do portfólio do Axxon incluem: Aspro, Guerra, Instalarme, Lupatech, Mills, Mundo Verde, e Vetbrands.
  3. Capacidade Demonstrada de Aumento de Receita e Margens Operacionais
    Desde a sua concepção, o Axxon Group tem demonstrado sólida capacidade na identificação das principais iniciativas operacionais e estratégicas com o potencial de impulsionar um crescimento substancial no faturamento e EBITDA das empresas de seu portfólio. Até a presente data, as empresas do portfólio exibiram uma taxa média de crescimento anual cumulativa (“CAGR”) no faturamento e EBITDA de mais de 25% e 40%, respectivamente.
  4. Equipe de Investimento Experiente

    A equipe de investimento do Axxon possui experiência em diversos setores da economia e funções corporativas. No total, os sócios acumulam mais de 50 anos de experiência em operação, consultoria, mercado de capitais, fusões e aquisições, e private equity na América Latina. Importante destacar que os sócios vem trabalhando conjuntamente por uma média de mais de [dez] anos.

    Ao longo das últimas duas décadas, os sócios  adquiriram grande experiência e entendimento sobre como abordar os desafios e oportunidades de empresas de médio porte, notadamente familiares no Brasil. Os sócios do Axxon investem seus recursos próprios nos fundos que gerem, fornecendo uma compensação financeiramente alinhada com os interesses dos investidores.

  5. Estratégia de Investimento
    O Axxon Group desenvolveu uma abordagem de investimento que contempla as necessidades de capital e de gestão das empresas de médio porte no Brasil. O Axxon busca empresas com potencial para que possam se beneficiar dos recursos financeiros a serem investidos, e do apoio que o Axxon pode oferecer nas questões operacionais, estratégicas, e financeiras. A estratégia de investimento do Axxon inclui os seguintes elementos:

    Parceria com os gestores na melhoria operacional e orientação estratégica

    A tese central da estratégia de investimentos do Axxon Group baseia-se na sua capacidade de atuar em parceria com os gestores a fim de melhorar de forma significativa o crescimento e a rentabilidade das empresas de seu portfólio, de forma disciplinada e voltada para a criação de valor. Ao contrário de muitas empresas de private equity, o Axxon não se baseia na alavancagem (aumento de endividamento) ou engenharia financeira para buscar retorno superior em seus investimentos. A empresa foca, sobretudo, na otimização do desempenho operacional e na orientação estratégica das empresas de seu portfólio. Para tanto, o Axxon Group busca uma participação direta e ativa, e o envolvimento intenso de sua equipe junto aos gestores das empresas investidas. As iniciativas de criação de valor do Axxon incluem, dentre outras:

    • Reforço ou substituição da equipe de gestão, quando necessário.
    • Estabelecimento de parcerias com os gestores para desenvolver iniciativas operacionais, financeiras e estratégicas detalhadas, visando um crescimento significativo de faturamento e lucro operacional.
    • Implementação de técnicas modernas de gestão e governança corporativa, com ênfase na transparência, sistemas de informação e de operação, e controles financeiros.
    • Estruturação de programas de remuneração variável claramente definidos, projetados para reter e motivar o pessoal-chave.
    • Identificação, análise e execução de aquisições estratégicas.

    Até a presente data, as empresas do portfólio exibiram uma taxa média de crescimento anual cumulada (“CAGR”) de receita e margem operacional (EBITDA) de mais de 25% e 40% respectivamente.

  6. Foco em Controle e Posições Minoritárias Significativas
    O Axxon Group foca exclusivamente em posições de controle ou de “controle efetivo”, visando o controle acionário, sempre que possível, especialmente quando uma empresa-alvo requer modificações significativas de gestão e governança, ou alterações significativas nas suas operações para alcançar seu pleno potencial. O Axxon também considera investimentos em posições minoritárias significativas, seletivamente, se: (i) obtiver o “controle efetivo” através de direitos de veto e outros itens contratuais-chave, (ii) fizer parte do grupo de acionistas controladores, cujos interesses deverão estar alinhados, e (iii) a empresa-alvo já possuir forte governança corporativa e equipe de gestão comprovada que estejam alinhadas com o plano de criação de valor desenhado pelo Axxon.
  7. Precificação Disciplinada, Orientada Para Criação de Valor
    O Axxon busca ativamente situações que, devido a sua natureza, levem a transações privadas a preços justos. Exemplos dessas situações incluem, mas não estão limitados a: (i) oportunidades que exigem extensos ou complexos processos de diligência; (ii) operações exibindo muitas das idiossincrasias associadas a empresas familiares, tais como falta de gestão profissional, questões de sucessão, acionistas com interesses divergentes, e acompanhamento financeiro insuficiente, entre outras (iv) questões fiscais, legais ou regulatórias, (iv) empresas que necessitam de complexas reestruturações financeiras e operacionais; e (v) consolidações setoriais.
  8. Histórico de Sucesso Comprovado

    Desde a sua fundação em 2001, o Axxon atua exclusivamente na atividade de Private Equity. O histórico de sucesso inclui o investimentos em 13 empresas, as quais por sua vez adquiriram outras 14 empresas no segmento de médio porte no Brasil.

  9. Gestão Ativa Focada em Criação de Valor

    A tese central da estratégia de investimentos do Axxon baseia-se na sua capacidade de atuar em parceria com os gestores das empresas investidas, se alavancando da sua plataforma de investimento, a fim de melhorar de forma significativa o crescimento e a rentabilidade das empresas investidas.

    O foco da operação do Axxon é sobretudo, na otimização do desempenho operacional e na orientação estratégica das empresas de seu portfólio. Para tanto, o Axxon busca uma participação direta e ativa, e o envolvimento intenso de sua equipe junto aos gestores das empresas investidas.

    Ao contrário de muitas empresas de private equity, a Axxon não se  baseia na  alavancagem financeira (aumento de endividamento) ou engenharia financeira para buscar retorno superior em seus investimentos. A empresa foca,  sobretudo, na otimização do desempenho operacional e na orientação estratégica das empresas de seu portfólio. As iniciativas de criação de valor a Axxon incluem, dentre outras:

    • Estabelecimento de parcerias com os gestores para desenvolver iniciativas operacionais, financeiras e estratégicas detalhadas, visando um crescimento significativo de faturamento e lucro operacional;
    • Implementação de técnicas modernas de gestão e governança corporativa, com ênfase na transparência, sistemas de informação e de operação, e controles financeiros;
    • Estruturação de programas de remuneração variável claramente definidos, projetados para reter e motivar o pessoal-chave.
    • Identificação, análise e execução de aquisições estratégicas.

  10. Plataforma de Investimento Axxon

    O Axxon busca alavancar as empresas investidas a partir da capacidade da sua plataforma de investimento que inclui, relacionamentos comerciais dos executivos do Axxon e das suas investidas com potentiais parceiros (incluindo clientes, comunidade financeira, entidades de classe, consultores), aumento do poder de barganha com fornecedores e prestadores de serviços, suporte para fornecimento de capital humano, acesso a capital para execução do plano de negócio, entre outros.

  11. Base Diversificada de Investidores Institucionais

    A vasta maioria das captações do Axxon é realizada através de uma ampla base de investidores estrangeiros institucionais, como endowments, seguradoras e fundos de pensão que, por sua vez, adotam uma visão/estratégia de longo prazo dos investimentos.

    Essa situação cria um ambiente favorável ao Axxon para assumir posições estratégicas de longo prazo e de retornos mais atrativos uma vez que a pressão para monetização dos investimentos é tipicamente menor do que em outros fundos de investimentos, especialmente em momentos de crise financeira e um cenário macroeconomico desfavorável.

  12. Formulário de Referência
  13. Códigos e Políticas do Grupo Axxon